Da última vez que estive no Brasil, comprei uma coisa via internet e precisava pagar a conta. Como só tenho um cartão de débito, tive que usar o bom e velho boleto bancário.
Tentativa de pagamento 1: pagamento online, claro. Mais fácil e conveniente, funciona sem sair de casa. Entro no site, peço o código, recebo o código, autorizo o computador… A gente já sabe o esquema. Vou pagar, digito 5 mil números do código de barra e… operação não permitida. Por quê? Não sabemos… nunca saberemos.
Tentativa de pagamento 2: vou em uma agência pagar no caixa eletrônico. Era sábado. Passei pela porta giratória com um detector de metal, fui num caixa… em manutenção. Fui em outro caixa… manutenção. Na verdade nenhum dos caixas onde eu podia realizar pagamentos estava funcionando. Havia um segurança dentro da agência que me informou que os caixas estavam sendo abastecidos de dinheiro. Ele não sabia me dizer quanto tempo levaria. Pessoal trabalhador né… enchendo caixa no final de semana.
Tentativa de pagamento 3: voltei no dia seguinte. Os caixas pareciam estar funcionando, as pessoas estavam fazendo operações normais e tudo mais. Fui feliz com meu boleto em um deles. Coloquei meu cartão, digitei a senha, sílabas (que por um milagre eu lembrei de cabeça), data do meu aniversário, nome do pai, nome de solteira da mãe, endereço do avô, raça do cachorro e tudo mais que ele queria saber (também dei um tchauzinho pra câmera só pra eles terem certeza que eu era eu!). Digito 5 mil números do código de barra e… operação não permitida! Não vamos perguntar porquê. Um colega ofereceu pagar pra mim online mas eu não quis arriscar. Vai que o banco não me deixa sacar o dinheiro pra pagar ele…
Tentativa de pagamento 4: ir num caixa à moda antiga. Era tudo que eles queriam, finalmente me fazer ir a uma agência! Falar com uma pessoa ao vivo e a cores! Nesse dia eu estava com meu computador na mochila, e o computador não cabe na caixinha pra deixar chave e celular que tem do lado do detector de metais [1]. Nessa agência não tinha escaninho. Eu estava literalmente na rua, com uma mochila com computador, tentando passar por uma porta giratória com um detector de metais [2]. Aquilo não ia funcionar. Bati no vidrinho da agência até um segurança me ver, apontei o computador e a porta, e ele apertou qualquer coisa lá que desativou o detector de metais e me deixou passar. Entrei na fila do caixa, passei por uma menina que está lá só pra clicar umas opções bestas numa telinha e me dar um papelzinho com a senha. Minha senha foi chamada. Fui no caixa. A moça do caixa não pareceu tão contente assim em me ver… Paguei a conta. Sucesso!
Agora pensa se eu tivesse dado o azar de precisar pagar alguma coisa não estando no Brasil hein? Afinal de contas, foram apenas quatro tentativas e pronto!
[1] Se pagar uma conta já é difícil, entrar no banco também tem que ser, oras. [2] Talvez eles tenham problemas com pessoas que usam computador? Olha que é uma boa teoria hein!