O Banco do Brasil é o banco mais seguro do mundo (1)

Ou o mais carente. Vou explicar.

Mês passado eu tentei acessar minha conta do Banco do Brasil online. Eu estava em Viena, na Áustria. Ao clicar em “Acesse sua conta”, o site é redirecionado pra uma página onde tenho que colocar o número da conta e senha. Mas antes disso, como de praxe, ele me avisa que vai executar um jar e pergunta se eu tenho mesmo certeza se quero fazer isso.

bb-jar

Duas vezes. Eu tenho que realmente ter certeza. [1]

Depois de entrar todos os dados, a página me avisa que não posso realizar nenhuma operação porque meu computador não está autorizado. Claro! Eu atualizei o Firefox. Toda vez que atualizo o Firefox (que acontece mais ou menos uma vez por mês) o Banco do Brasil esquece que meu computador é autorizado. Faz todo sentido.

Então eu tenho que receber um código pelo celular pra autorizar meu “novo” computador. Só que não pode ser pra qualquer celular, tem que ser pra um celular no Brasil. Dei sorte de já ter passado por todo o processo de cadastrar o número do meu pai na minha conta sem estar fisicamente no país [2]. Pedi que enviassem o código então e aguardei meu pai me mandar. Ele não estava com o telefone na hora, mas depois de algum tempo recebi o código.

Ao tentar acessar o site de novo, me deparo com uma mensagem dizendo que minha senha foi bloqueada. Eu devo ir num caixa eletrônico com meu cartão pra desbloquear ou numa agência. Desconfiei que o acesso foi bloqueado porque eu estava no exterior. Pedi pro meu pai tentar acessar o site do Brasil, mas nada. Senha bloqueada. Ele gentilmente ofereceu ir numa agência pra mim. O gerente o informou que não só minha senha da internet, mas todas as senhas, foram bloqueadas por “medida de segurança”. Sabe-se lá qual. Ninguém conseguiu me explicar ainda. Pra desbloquear a senha eu deveria ir pessoalmente na agência… ou ir na embaixada brasileira, redigir uma procuração pro meu pai, assinar com firma reconhecida e enviar via Sedex. É uma praticidade sem fim!

Eu pensei que talvez existisse um jeito mais fácil. Entrei em contato com o Banco do Brasil via Facebook explicando a situação. Depois de explicar que eu não poderia ir a uma agência e não tinha procurador no Brasil, eles me mandaram um formulário que eu deveria enviar preenchido e assinado, com uma cópia de algum documento, pra um e-mail da minha agência [3]. (Olha só, já ficou mais simples do que o esquema do Sedex hein!) Um dos campos que eu deveria preencher nesse formulário era o endereço IP do computador utilizado pra acessar o site. Mesmo? Endereço de IP? Que bonitinho eles tentando ser tecnológicos… Como se eu usasse *um* computador, em *uma* rede, com *IP  estático*! Parece minha avó perguntando qual é meu novo endereço de e-mail depois que eu mudei.

Enfim, mandei o formulário deixando claro que não tinha um IP fixo de onde eu sempre acessaria o site deles. Isso faz uma semana. Sem notícias ainda. Talvez eles estejam confusos com o esquema do IP que muda. Talvez eles estejam com saudades de mim e queiram que eu pegue um avião pra dar um pulinho lá na agência. Pelo menos ninguém mais tem acesso à minha conta né? (Ou será que tem??)

Vamos ver quanto tempo vai demorar pra eu recuperar esse acesso. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

[1] Quem ainda usa Java Applets empacotados em jars pra rodar um simples formulário em uma página web hoje em dia? Sinceramente…

[2] Segunda historinha. Veja aqui.

[3] Fato interessante: Nesse meio tempo, o meu noivo teve o mesmo problema. Sua senha de acesso à internet foi bloqueada. Ele entrou em contato com o BB no Facebook um dia depois de mim. Em três dias ele recebeu uma mensagem dizendo que a senha havia sido desbloqueada. Belas políticas incoerentes de segurança!