Observação

Observar faz bem. Escutar, refletir, pensar. Artes perdidas nesse nosso tempo de conectividade e posts e compartilhamentos. Falar ficou muito fácil, dizer qualquer coisa que está na sua cabeça, mostrar fotos, anunciar onde está ou o que está fazendo. No meio desse caos, ninguém pára pra observar mais. Filosofia é uma arte perdida, até para os filósofos.

É uma pena. Um pouco mais de reflexão e discussões (relevantes) cairía bem no mundo. Quando observamos, percebemos coisas certas, coisas erradas e o quão subjetiva é a distinção entre certo e errado. Entendemos outros pontos de vista e fica mais fácil encontrar um meio-termo. Mas para isso, é preciso haver silêncio. Silêncio interior. E uma página em branco. Precisamos ser capazer de ver o mundo sem pré-concepções. Só assim as questões relevantes são perguntadas. E precisamos escutar as respostas, e refletir. Mas não há mais tempo para perguntar, escutar, refletir. Só há tempo para falar, gritar, compartilhar.

Uma discussão na qual todas as partes estão escutando é bastante frutífera. Não concordamos sempre (nem ao início, nem ao final), mas aprendemos bastante, e é isso que importa. As pessoas não devem discutir para convencer os outros da sua opinião, mas para aprender sobre as outras opiniões. Tentar resolver problemas juntos, apesar das discordâncias. Hoje todos parecem muito preocupados em se impôr. Você *precisa* ter uma opinião formada, você *precisa* rebater os outros argumentos contra, você *precisa* dizer aos outros em que lado você está. Isso virou sinônimo de inteligência.

Quando estamos tão anciosos para falar, não estamos escutando. Se não escutamos, não aprendemos e não evoluímos. E estamos precisando tanto de uma evolução…

Escutar é inteligente, refletir é inteligente, perceber que não podemos ter uma opinião bem fundamentada sobre tudo é inteligente. Ou talvez eu deveria dizer sábio.