Sobre pintinhos sendo triturados

Proveniente de uma longa discussão sobre essa notícia.

Eu acho que o problema todo não é a crueldade de matar bichinhos fofinhos nem se eles têm sentimento ou medo da morte. O problema é que a gente é exagerado. Precisamos de carne pra comer e acabamos matando o dobro da quantidade necessária de animais. Da mesma forma que desmatam florestas inteiras pra fazer papel e madeira (e a gente nem precisa dessas coisas pra sobreviver). Essas coisas acabam ficando exageradas porque passam a ser produção industrial. Seria completamente possível reduzir o desperdício e fazer fábricas mais sustentáveis, mas como a gente vive num mundo capitalista com pessoas ambiciosas, essa opção é em geral descartada.

Aí a gente vai culpar o sistema capitalista e exigir uma solução do governo? Na minha opinião não é bem por aí… Quem faz o sistema é a gente, e cabe a nós alterar o que achamos errado. O que uma pessoa faz pode parecer pouco, mas se vc pensar no impacto que isso tem se um milhão de pessoas mudarem seus hábitos, a gente realmente pode fazer uma diferença considerável. Eu não sou forte o suficiente pra cortar carne completamente da minha dieta, mas eu posso muito bem diminuir o consumo e o desperdício de comida. Da mesma maneira que eu posso usar folhas de rascunho e mandar o papel pra reciclagem pra diminuir o número de árvores cortadas.

Eu não estudei economia e não sei que tipo de consequência isso vai gerar pras grandes indústrias, e se elas vão parar de ser irracionais ou não. Algumas pessoas defendem que sim, outras defendem que é preciso de uma ação do governo e tal. Como eu não pretendo seguir carreira política ou nada próximo, eu acredito no primeiro grupo e tento fazer minha parte.