Eleições

Assisto no momento a uma palestra do vice-prefeito de BH, Ronaldo Vasconscellos. Naturalmente eu cheguei atrasada, mas ao sentar o sujeiro me abre o famoso vídeo do Tom Cavalcante imitando o candidato a prefeito Leonardo Quintão. Não, eles não deviam sentir orgulho disso… Provavelmente eles ganharam por causa dessa paródia, mas convenhamos que isso foi um golpe baixíssimo. Um bom político ganha por convencer os eleitores de que sua proposta é a melhor, e não por denegrir a imagem do adversário. Bom, o foco do Ronaldo não era esse na verdade, era só mostrar como se pode usar a tecnologia a favor da política e tal… mas pra completar, no final, ele ainda admite que a parte que o Tom fala que não recebeu cache é mentira. Não que eu acreditasse que fosse verdade, mas se ele admite assim numa palestra na universidade, pra que colocar no vídeo? O ator não precisava falar que recebeu ou não recebeu. A política me enoja.

Ele mostrou também o vídeo da campanha do candidato eleito a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. Não que eles tenham políticos melhores que os nossos, mas pelo menos os publicitários são… O comercial que eu vi foi baseado em uma frase: “Make history”. Tinha apelo emocional e político. Não é a qualidade do comercial, mas a idéia, o motivo pelo qual cada candidato ganhou seu voto. Obama foi muito mais nobre do que Márcio Lacerda.

Apesar disso, o alarde feito a respeito dele ser negro (e nem tão negro assim, né?) é só mais uma prova de que o preconceito ainda não acabou. Na minha opinião, isso não deveria nem vir ao caso.

A gente tem muito o que melhorar ainda… =(